Eixos Temáticos

EIXOS TEMÁTICOS

GT 01Estágio e pesquisa na formação docente em contextos escolares e não escolares
Este grupo de trabalho fomenta discussões sobre o Estágio Supervisionado e a pesquisa como um espaço definidor da prática de ensino. Congrega, pois, estudos, cujo foco seja as análises voltadas para experiências inovadoras e múltiplas do estágio supervisionado de cursos de formação de professores, contribuindo para divulgação de pesquisas inéditas sobre a temática do GT. Aguarda trabalhos do estagiário de licenciatura, profissionais e pesquisadores da educação pública e/ou particular, que queiram divulgar experiências no/do estágio e/ou prática de ensino, vivenciadas em contextos escolares e não escolares.


GT 02 – Estágio e Pesquisa em educação para a diversidade
Ementa: Este grupo de trabalho aceita estudos que envolvam as práticas de ensino, de extensão e da pesquisa científica que se inserem no entorno da educação para a diversidade, no que diz respeito a estudos relativos à educação popular, educação inclusiva, educação de jovens e adultos, práticas socioeducativas presentes nos movimentos sociais e na educação de grupos minoritários.

 

GT 03 – Estágio e Pesquisa no Contexto da Leitura, Linguagem e Educação

Agrupa experiências de pesquisas, de extensão e de estágio supervisionado, numa perspectiva teórico-prática, que vise a contemplar as práticas de leitura, a partir do uso diversificado de gêneros e de portadores textuais que utilizam diferentes linguagens para consolidar práticas educativas variadas, em contextos escolares e não escolares, que contribuam para o debate em torno da formação docente, dos saberes pedagógicos e dos fazeres cotidianos que possibilitem a formação de novas linguagens e de novos leitores.


GT 04 - Estágio e Pesquisa: das políticas de gestão dos sistemas educacionais a formação do gestor de processos educativos
Ementa: A discussão desse grupo de trabalho aceita estudos envolvendo as práticas de estágio supervisionado e da pesquisa científica com ênfase na formação de Gestor de Processos Educativos tendo como foco um perfil de gestão escolar que possibilite uma visão ampla e global da escola e dos sistemas educacionais e suas responsabilidades pela gestão, planejamento, supervisão e orientação das atividades educativas.


GT 05 – Educação e Direitos humanos
Educação em direitos humanos é um conjunto de práticas sociais, educacionais, institucionais, que envolve muitas disciplinas: sociologia, psicologia, direito, filosofia, história, na consolidação de uma linguagem e uma cultura baseada nos direitos humanos. Estas práticas são permeadas por valores éticos, de justiça social e solidariedade. O objetivo do GT é ser espaço de aproximação e discussão entre estudantes interessados no tema e pesquisadores que analisam a relação dos DH com a sociedade, a cultura, a escola. Interessam contribuições teóricas e/ou de analise prática sobre a) DH e diversidade, b) minorias étnico-raciais, c) proteção de crianças e adolescentes, d) discriminação, e) direitos sociais e culturais.